O boletim médico divulgado, há pouco, apontou que o líder indígena Raoni Metuktire, de 89 anos, teve melhoras nas inflamações do coração. O quadro de miocardite está sendo tratado e o uso de cateter nasal, para ajudar na respiração do líder do povo Kayapó foi suspenso e a fisioterapia respiratória já teve início. Ele foi diagnosticado com Coronavírus e está internado em um hospital particular em Sinop.
Os médicos também apontam que seu quadro clínico é considerado bom, entretanto, continuará internado para acompanhamento e novos exames, sem previsão de alta. Por estar com Covid-19, o cacique segue em isolamento em uma ala específica do hospital.
O cacique Raoni voltou a ser internado na última sexta-feira, após ser avaliado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu (200 quilômetros de Sinop).
Metuktire é conhecido mundialmente pela luta em defesa dos povos da Reserva Nacional do Xingu e, no ano passado, foi recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que lhe assegurou apoio em sua luta para proteger a biodiversidade e os povos da Amazônia, vítimas de desmatamento.