Os ex-presidentes de comissões organizadoras da Expomutum, assim como da Festa das Nações, realizadas ao longo dos últimos 20 anos em Nova Mutum, serão homenageados durante a abertura da feira deste ano, em 9 de junho. A informação é de Oduvaldo Lopes Ferreira, presidente da Comissão Organizadora deste ano. Serão seis homenageados.
A Festa das Nações foi realizada entre os anos de 1990 e 1992, logo após a emancipação de Nova Mutum (1988). Luiz Pedro Franz foi o presidente do evento em 1990 e 1991, que era realizado em uma área pública, nos fundos do atual terminal rodoviário. Tratavam-se de barracas típicas (alemã, italiana e brasileira, além de uma que oferecia cardápios regionais e comidas japonesas, polonesas). Também desempenhou essa tarefa Sadi Ribeiro Ramos, atual vice-prefeito, em 1992.
A Expomutum nasceu em 1993, quando foi inaugurado o atual Parque de Exposições José Aparecido Ribeiro, sob a coordenação de Fokko Heinich Schwabe, que presidiu a festa até 1996. Nos primeiros anos a festa das nações aconteceu no mesmo local, em paralelo. Entre os anos de 1997 e 2000, estiveram à frente da comissão Luiz Pedro Franz, representando a administração da época e Leane Altmann, que era a presidente do Sindicato Rural.
Em 2001, a festa não foi realizada. O ano foi marcado por mudanças na administração pública, com muitos problemas administrativos e sociais. A festa também não aconteceu em 2005, devido à crise econômica que assolou o setor agrícola em Mato Grosso. Antes disso, entre os anos de 2002 e 2004, a festa foi estruturada e ganhou projeção sob a coordenação de Levi Ribeiro.
Entre 2006 e 2008, Cesar Martins também contribuiu com o fortalecimento da Expomutum, desempenhando o papel de presidente. Depois disso, entre 2009 e a data de hoje, tem sido Oduvaldo Lopes Ferreira o responsável pela coordenação dos trabalhos. Em 2010, foi criada a SOMAR – Sociedade Mutuense Artística e Recreativa, e com isso a festa conquistou independência na gestão.
"A história de evolução pela qual passou a Expomutum, que nasceu como Festa das Nações, reflete a própria trajetória de desenvolvimento de Nova Mutum. Na primeira edição, em 1990, quando éramos um município quase que esquecido em meio ao cerrado, a festa reunia apenas a comunidade regional. Hoje, na condição de pólo econômico, a festa tem proporção estadual e atrações nacionais", disse.
Segundo Oduvaldo, a homenagem, que será prestada, tem significado muito especial. "Todos os ex-presidentes contribuíram para que a Expomutum ganhasse as proporções que tem hoje. É um sucesso que vem sendo construído ao longo da história de nosso município e que já contou com a ajuda e doação de muitas entidades, empresas e pessoas de nossa comunidade", finalizou.