Os ex-presidentes do PT José Dirceu e Ricardo Berzoini estariam sendo investigados pela Polícia Federal a partir do rastreamento das ligações telefônicas com os envolvidos na compra de R$ 1 7 milhão do dossiê contra candidatos do PSDB. A informação é do Terra. De acordo com o portal, “é extremo o cuidado no manejo de dois novos nomes surgidos no cruzamento de ligações telefônicas investigadas no rastro do dinheiro usado por integrantes do PT para a compra do dossiê Sanguessugas. Os dois nomes têm ligações de ida e retorno com os envolvidos: os ex-presidentes do partido, José Dirceu e Ricardo Berzoini”. Um dos dois pode ser o sétimo a entrar na lista oficial de investigados pela Polícia Federal.
600 telefones cruzados são analisados. A polícia investiga as ligações do churrasqueiro de Lula, Jorge Lorenzetti, do ex-segurança do presidente Freud Godoy, do empresário ligado ao PT de Mato Grosso Valdebran Padilha que negociavam o dossiê com o empresário Luiz Vedoin, da Planam. As motivações das ligações estão sendo apuradas.
Ainde de acordo com o Terra, como dezenas de dados cruzados são de contatos feitos em instituições públicas, não se descarta terem sido de natureza corriqueira os telefonemas e, por isso, o cuidado em não divulgar uma informação de maneira leviana.