O coronel Joelson Sampaio, 44, assumiu hoje, o Comando Regional II, de Várzea Grande, e tem a função de coordenar as ações de segurança em Rosário Oeste, Poconé, Nobres, Jangada, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento, além de Várzea Grande. Deixou o posto o comandante o coronel Pedro Sidney Figueiredo, que devido a problemas de saúde, não pôde comparecer a cerimônia, sendo representado pelo comandante adjunto, tenente-coronel Manoel Santos. Coronel Pedro Sidney permaneceu a frente do trabalho no CRII por nove meses. O comando foi criado no ano de 2003.
O comandante do 4º Batalhão da PM, subordinado ao CRII também passa contar com novo titular. O tenente-coronel Joselito do Espírito Santo cede o lugar ao major Heverson César Gomes Metello, que assume o posto interinamente.
“A idéia é a de realizarmos um trabalho de parceria com a comunidade, buscando, de maneira fundamental, o envolvimento da tropa. A integração com a comunidade, trabalho que já vem sendo desenvolvido, será mantida dentro da filosofia do trabalho comunitário. Ministério Público Estadual, prefeitura, entidades, além da sociedade civil organizada, serão convidados a discutir a questão da segurança pública”, explica Joelson Sampaio.
Durante a solenidade, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, recebeu o título de cidadão de Várzea Grande. A mesma homenagem foi concedida ao tenente-coronel Joselito do Espírito Santo, que esteve a frente do 4º batalhão por dois anos. A entrega foi realizada pelo 1º secretário da Câmara de Vereadores, Vanderlei Cerqueira.
“Cada vez mais estamos atuando de maneira a ampliar o número de policiais nas ruas. Em breve teremos mais 500 homens oriundos do último concurso público realizado para soldado. Além disso, a implantação da jornada voluntária, que já possibilitou mais 160 policiais para o serviço de barreiras, de policiamento de trânsito”, diz o coronel Antônio Benedito Campos Filho, comandante geral da PM.
O serviço voluntário da atividade específica operacional é destinado ao servidor militar que, em período de folga, for empregado na atividade de policiamento ostensivo. A gratificação para o policial referente à jornada do serviço voluntário, a título de compensação pela prestação é de R$ 10 por hora de atuação.
O secretário de Segurança, Diógenes Curado, afirmou em discurso que na semana que vem haverá reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para a discussão de mais R$ 20 milhões ao Estado oriundos do Pronasci, a serem investidos nos municípios em medidas de prevenção a violência. “O convênio será formalizado e essa é uma grande conquista. Estamos unindo forças para resolver a questão da segurança pública”.