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Estudo indica possível concessão de 1,4 mil km de rodovias e de aeroportos no Estado

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 O governo de Mato Grosso elabora o Plano Estadual de Concessões voltado para melhoria de estradas e aeroportos. O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, afirmou que na atualidade existem estudos preliminares que apontam a viabilidade para concessão de 1,4 mil quilômetro de rodovias.

Entre os trechos considerados prioritários que poderiam ser concessionados à iniciativa privada, Marcelo Duarte confirmou que estão a rodovia MT-010, entre o distrito de Nossa Senhora da Guia (Cuiabá) e Rosário Oeste; a MT-235, de Nova Mutum e Sapezal; a MT-100, de Alto Taquari a divisa com Mato Grosso do Sul; a MT-130, de Paranatinga a Primavera do Leste; e a MT-320, entre Nova Santa Helena e Alta Floresta.

“São trechos importantes, que, neste momento, estão sendo estudados, com dados sendo coletados em campo para que a gente possa levar ao governador Pedro Taques, que irá tomar esta decisão. É certo que esse ano nós vamos conceder alguns desses trechos. Mas estamos vendo a viabilidade”.

Na área de infraestrutura aeroportuária, Marcelo Duarte disse que Mato Grosso irá inaugurar um modelo novo de concessão no Brasil. Isso porque, atendendo ao pedido do governador Pedro Taques, o governo federal autorizou a inclusão do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que atende a região metropolitana de Cuiabá, e mais quatro aeroportos regionais (Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis) no próximo leilão de concessão.

“Temos uma proposta que já evoluiu bastante junto ao governo federal, de conceder o aeroporto Marechal Rondon junto com mais quatro regionais do interior, para que a gente possa dar um passo enorme no sentido de melhorar a qualidade dos aeroportos”, completou. “Como o aeroporto Marechal Rondon é superavitário, ao invés de o vencedor do leilão pagar uma outorga para o governo federal, ele poderá investir nos quatro aeroportos regionais”.

O secretário também esclareceu que, dos cinco aeroportos regionais com voos regulares atualmente em Mato Grosso, dois começaram a operar na atual gestão (Sorriso e Barra do Garças). Antes, eram apenas as unidades de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, por meio do programa Voe MT, conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Sinfra.

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