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Estudo avalia desvio na BR-163 para tirar tráfego pesado do perímetro urbano de Lucas

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O prefeito Otaviano Pivetta reniu-se com uma equipe técnica contratada pela empreiteira Odebrecht, que venceu a concessão para administrar a BR-163 de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul. O grupo esteve no município para coletar mais informações sobre um estudo referente as obras do contorno urbano da rodovia federal. O objetivo do gestor é fazer desvio na BR-163, tirando todo o tráfego pesado de carretas e caminhões que atualmente passam pelo meio da cidade. O projeto é de que seja realizado um desvio de aproximadamente 15 quilômetros, alterando o traçado original da rodovia federal e assim ela não passaria mais pelo perímetro urbano.

Na semana passada, Pivetta esteve em Cuiabá e visitou o escritório da empreiteira para ajustar as negociações em relação a este projeto. O estudo realizado pela empreiteira não tem previsão de quando ficará pronto ou se o mesmo será realmente atacado.

A Odebrecht arrematou, no ano passado, a concessão do trecho da rodovia BR-163 em Mato Grosso com uma proposta de pedágio de R$ 0,02638 por quilômetro (ou R$ 2,638 para 100 quilômetros rodados). O valor representou um deságio de 52,03% em relação ao teto de R$ R$ 0,055 fixado pelo governo. Ao todo, serão nove praças de pedágios.

O trecho que ficará sob concessão tem 850,9 quilômetros e vai da divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso até a cidade de Sinop. O segmento atravessa 19 municípios, alguns deles que formam o coração produtivo do Estado, como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. A rodovia federal é o principal canal de escoamento da safra agrícola, mas também a mais perigosa e a campeã em número de acidentes, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O prazo de concessão é de 30 anos. Nesse período, a concessionária terá que fazer obras de duplicação e manutenção da rodovia, além de implantar melhorias.

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