Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso campus de São Vicente fecharam a BR-364 por mais de duas horas, esta manhã. Eles se manifestaram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 – que limita os gastos do governo; o projeto de lei (PL) “Escola Sem Partido” e outras medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo federal. A assessoria de imprensa da Rota do Oeste informou que a pista foi liberada por volta das 10h.
O ato conta com o apoio dos servidores da instituição que, através do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) Seção Sindical São Vicente, também estão mobilizados contra as medidas do governo.
De acordo com a organização do movimento, assim como já acontece em outros campus do IFMT, o de São Vicente poderá ser ocupado em breve pelos estudantes, indignados com os cortes de investimento e sucateamento da educação.
Esta tarde, estudantes e servidores se juntam a outras categorias em Cuiabá, com concentração na praça Ipiranga, para uma passeata no centro da capital, como parte da mobilização contra a aprovação da PEC 241.
(Atualizada às 10h25)