A estudante Rafaela Fernanda de Souza, 18 anos, da escola estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, de Colíder, será a representante mato-grossense no Programa Senador Jovem Brasileiro. As atividades legislativas, incluindo a posse, ocorrerão em Brasília, entre os dias 15 a 19 deste mês. A escolha da jovem ocorreu mediante participação dela no quarto Concurso de Redação do Senado Federal, que teve como tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”. A redação elaborada por Rafaela foi à escolhida por uma Comissão de professores de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e encaminhada, em seguida, para o Senado Federal.”Procurei enfatizar a necessidade dos eleitores avaliarem se os candidatos que eles pretendem votar possuem como princípios a ética na política”, disse, por assessoria.
Ao todo, a Comissão avaliou textos encaminhados por 40 escolas estaduais de Ensino Médio. Na redação a jovem destacou temas como ética e cidadania. Rafaela de Souza citou ainda que após a escolha de sua redação, elaborou um Projeto de Lei, em favor do aumento na autonomia de trabalho e incentivo aos educadores, para debate durante a semana em que estará na Casa de Leis, com os demais parlamentares dos outros Estados. “Quero fazer esse debate, porque nossos professores são muito desvalorizados”, avaliou.
A programação de trabalho dos 27 jovens senadores (um representante de cada Estado) inclui sessão de instalação e a posse, trabalho nas Comissões da Casa para discussão dos projetos apresentados por todos os parlamentares, plenária final com votação das proposições, entrega de premiações e palestras. O programa é voltado aos estudantes de 16 a 19 anos, matriculados nos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas estaduais do país.