Após ganhar um concurso estadual de redação, a estudante Andressa Costa da Silva, 17 anos, de Cáceres, representará Mato Grosso como jovem senadora, em Brasília, entre os dias 16 e 21 deste mês. Ontem, o governador Pedro Taques recebeu a jovem da escola estadual União e Força para que ela pudesse contar um pouco da sua história e da vontade de transformar a sua comunidade.
“É muito bom conhecer jovens entusiasmados e saber que as escolas estaduais de Mato Grosso tem estimulado os seus alunos a pensar além da sala de aula, além dos muros escolares e assim, para que um futuro próximo, se tornarem agentes transformadores. Iniciativas como essas mostram a importância das escolas, pois são delas que sairão futuros professores, médicos e até mesmo novos deputados, senadores e governadores”, afirmou o governador.
Andressa contou que o seu interesse pela política nasceu justamente na escola, com debates nas aulas de história e isso acabou se solidificando durante as pesquisas para as disciplinas e para a realização do concurso.
Com o titulo ‘Participação política questão de ética e saber’, a jovem abordou a participação política no parlamento, nas ruas, nas mídias e nas redes sociais e a maneira como muitas pessoas acabam realizando debates e discussões de maneira rasa e muitas vezes sem permitir o diálogo. “Há uma grande quantidade de pessoas que só entram nas redes sócias para criticar, difamar ou jogar pedras em políticos, não sabendo o que é a participação política, por isso decidi falar o que é a participação política, que não é só uma questão de ética, mas é de saber”.
A professora de história, Luciene Castilho, que inspirou Andressa, também irá participar do evento em Brasília. Ela contou que esta é a terceira vez que um estudante do colégio ganha o concurso e se torna ‘jovem senador’ por uma semana. Luciene credita este sucesso aos debates com os estudantes nas salas de aula. “Nós já fazemos isso no dia-a-dia com os nossos alunos e quando surge o tema só orientamos e eles fazem texto com base nos seus próprios argumentos”.
Durante a visita ao Palácio Paiaguás, Andressa adquiriu um pouco mais de conhecimento sobre os poderes Executivo e Legislativo de Mato Grosso. Entre os dias 16 e 21 deste mês, a garota e outros 26 jovens senadores poderão conhecer como funciona o Congresso Nacional, as mesas diretoras e o processo de aprovação das leis.
Este ano, o projeto Jovem Senador mobilizou por volta de 267 mil alunos da rede pública de todo o país. O Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e servidores do Senado Federal selecionaram 27 redações, uma de cada unidade da Federação, para que os jovens possam atuar como senadores em Brasília durante uma semana.