O Exército Brasileiro iniciou, esta semana, o transporte de uma ponte metálica da cidade de Aquidauana (MS) para Mato Grosso. A estrutura será instalada na BR-158, sobre o rio Preto, entre o município de Confresa (1.160 km de Cuiabá) e a localidade do Alô Brasil, na região do Araguaia. Esta ponte provisória deve ficar por lá por cerca de seis meses, enquanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) constrói uma nova ponte de madeira para substituir a antiga que ficou danificada e foi interditada depois das fortes chuvas que atingiram a região no começo desse mês.
Atualmente, o tráfego na região é feito por uma ponte alternativa. De acordo com o superintendente do Dnit em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, a ponte tem 13 metros, foi feita de madeira, quase ao lado da antiga por onde estão passando inclusive carretas até que a ponte definitiva seja construída.
O DNIT informou que a ponte metálica vai percorrer cerca de 1,6 mil quilômetros, ainda nesta semana. A estrutura faz parte de um conjunto de sete pontes móveis e metálicas importadas da Inglaterra pelo departamento, ao custo de R$ 60 milhões, para atender situações de emergência em rodovias. Elas são compostas por módulos pré-moldados de aço e ficam sob a guarda do Exército Brasileiro.