PUBLICIDADE

Estrangeiros conhecem sistemas do centro de processamentos do Estado

PUBLICIDADE

As experiências do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) em produtos e serviços, o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Fiplan) e o Sistema de Gestão da Dívida Pública são alguns dos assuntos que serão abordados pelo presidente do órgão, Djalma Soares, durante o Seminário Internacional de Sistemas de Administração Financeira nos Estados Brasileiros. O evento reúne, hoje e amanhão, no Rio de Janeiro, representantes do Brasil e exterior.

A proposta do seminário é a troca de informações entre os participantes, com base nas experiências bem-sucedidas do setor, tanto em nível nacional como internacional.Nos dois dias do evento serão promovidos oito painéis com temas como: Estratégias de desenvolvimento e implantação de Sistemas de Administração Financeira (Siaf); Aspectos tecnológicos do Siaf; Siaf estadual como instrumento de cooperação e harmonização fiscal; Experiências de empresas públicas consultoras em Siaf; Orçamento e transparência no gasto público – Siaf como instrumento de accountability; Centros de custos: metodologias, relatórios e benefício da informação de custos; Experiência internacional na implantação da convergência contábil e o Siop: Sistema de Orçamento e Planejamento do Governo Federal.

Soares apresenta, hoje, as soluções implementadas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pelo órgão mato-grossense. No mesmo painel, de empresas públicas, expõem suas experiências os representantes de Santa Catarina e Minas Gerais. Bem como, o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinicius Ferreira Mazzoni.

Para Djalma, Mato Grosso vem despontando no cenário nacional graças à modernidade conferida aos sistemas desenvolvidos no estado. "Temos conquistado espaço no cenário nacional, o Fiplan é um exemplo dessa realidade, tanto que foi adotado pelos governos de Roraima e Bahia. Com a amplitude de atendimento às necessidades contábeis que possui, o software pode ser customizado a muitos outros estados que se interessarem", destaca ele.

Dentre os produtos desenvolvidos pelo Cepromat estão: o sistema Fiplan MT e de outros estados, Fale Cidadão (AGE/MT), Sistema de Sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), Sistema de Controle Interno – SCI (AGE/MT), Sistema de Informações Gerenciais – SIG-MT, Sistema de Controle de Arrecadação – SCA (Sema/MT), Sistema de Controle de Serviços Públicos – SCSP (Ager/MT), Sistema de Protocolo do Estado de Mato Grosso (SAD/MT) e Sistema Integrado da Dívida pública – SID (Sefaz/MT), em fase de desenvolvimento.

Como parte dos serviços oferecidos pela empresa estão a gestão da infraestrutura do Data Center, a gestão de TIC de Mato Grosso e a gestão da TI do Estado para a Copa 2014. Integram o evento o professor da Universidade de Illinois (EUA), James Chan, o chefe Adjunto da Divisão de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI) de Washington (EUA), Mario Pessoa, o chefe da Divisão de Gestão Fiscal e Municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Vicente Fretes, o expositor da European Federation of Accountants, Thomas Muller. Além de representantes do governo federal e dos estados de Mato Grosso, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Pará, Distrito Federal, Ceará, Paraná e Acre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai no Nortão, pega fogo e piloto morre

Uma aeronave de pequeno porte agrícola caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE