PUBLICIDADE

Estradeiro que saiu do Nortão constata que equipes do Exército estão fazendo manutenção na 163 no Pará

PUBLICIDADE

O 2º Estradeiro da Integração, concluído no final de semana, na BR-163 no Pará – por onde é cada vez maior a quantidade transportada de grãos e demais produtores das regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso até os portos paraenses- trouxe um raio-x dos trechos não pavimentados. Os produtores e lideranças políticas se reuniram com o comandante do 8º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (BEC), tenente coronel  Brasileiro Nery, e a a expectativa real de melhorias nestes gargalos da rodovia BR-163 foi gerada. Ele apresentou relatórios dos trabalhos que estão sendo realizados desde a segunda quinzena de agosto, quando o Exército Brasileiro assumiu a responsabilidade de construção e manutenção de 65 quilômetros da rodovia.

A missão é encarada como uma operação militar. O 8º BEC mobilizou, atualmente, cerca de 150 militares na obra de construção e manutenção. Mais de 300 militares já estão envolvidos na operação, o ápice da obra em 2018 prevê a mobilização de 360 homens trabalhando. A previsão de conclusão de toda a pavimentação é para o mês de fevereiro de 2020. Neste período o Exército Brasileiro garante a logística das estradas e apoio a caminhoneiros que tenham alguma dificuldade. “Podemos dizer que os setores produtivos podem confiar no Exército Brasileiro, está com o nosso modo de trabalho de 24 horas por dia, sete dias da semana, 365 dias ao ano, totalmente voltado para esta operação militar, que é a Operação Xingu, a construção da BR-163 no lote sobe nossa responsabilidade”, disse o oficial, através da assessoria do estradeiro.

O estradeiro constatou que entre Novo Progresso e Moraes Almeida dificuldades de trafegabilidade. Vários trechos não pavimentados da BR-163 que, parte em obras, oferecem risco aos motoristas com a pouca visibilidade provocada pela poeira neste período de estiagem, um zigue zaguear de carretas e veículos para encontrar o melhor ponto para seguir viagem.

Foram percorridos pouco mais de 1.200 km, partindo de Alta Floresta até Santarém.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE