O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) organizará, entre os dias 11 e 12 de novembro, o 1° Fórum do Patrimônio Mato-Grossense, destinado a arquitetos, urbanistas, estudantes e servidores de órgãos públicos que atuam com patrimônio e que tem como objetivo conscientizar os profissionais e a sociedade sobre a importância da preservação de bens culturais. As inscrições já estão abertas no site do conselho e serão disponibilizadas 180 vagas (gratuitas). O evento será realizado no teatro do Sesc Arsenal, a partir das 8h20, com a apresentação cultural do Instituto Ciranda.
De acordo com o Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo, o evento é uma forma de informar os profissionais sobre a conservação do patrimônio histórico e o impacto que isso tem na paisagem. “O patrimônio histórico é um elemento muito sensível e são poucos os que se especializam e aprendem a lidar com essa modalidade. Assim como o Fórum é uma forma de transmitir para a sociedade que é necessário preservar a memória para que os bens possam ter uma vida útil maior, uma maior cautela, um respeito maior”.
A programação é dividida em três eixos de abordagem, sendo eles o patrimônio arquitetônico com práticas de projeto e execução, formação de políticas públicas e parcerias nas áreas de patrimônio e memória e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia. Além disso, a programação conta com a participação de renomados nomes da área de atuação, como Isabel Ballesté, Jorge Tinoco, Luciana Pelaes Mascaro, Francyla Bousquet Santos, Maria Regina Pontin de Mattos e outros que irão compor as 10 palestras e outras quatro mesas redondas.
O evento ainda conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.