PUBLICIDADE

Estado melhora na escala social de vulnerabilidade

PUBLICIDADE

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de Mato Grosso caiu de alto para baixo nos últimos 15 anos. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgados referentes a 2015 demonstram que no ano de 2000 o IVS estadual era 0,428, passando para 0,226 em 2015. Dentre os 4 estados que compõem o Centro Oeste, o Mato Grosso é o 2º com o melhor índice.

Conforme o estudo, a vulnerabilidade social a qual o índice se refere indica a ausência ou insuficiência de recursos ou estruturas, como fluxo de renda, condições adequadas de moradia e acesso a serviços de educação, que deveriam estar à disposição de todo cidadão. A divulgação do índice serve para orientar gestores no desenvolvimento de políticas públicas de acordo com as carências e necessidades de cada localidade brasileira.

No índice de IVS de infraestrutura urbana, que leva em consideração abastecimento de água, esgoto e coleta de lixo, Mato Grosso também apresentou avanços, passando de alta vulnerabilidade (0.321) no ano de 2000 para baixa vulnerabilidade (0.242) em 2015.

Os índices de pessoas em domicílios com abastecimento de água e esgotamento inadequados e sem coleta de lixo também caíram e registraram índices de “muito baixa vulnerabilidade” social. O índice de pessoas sem abastecimento de água e esgoto caiu de 15,82 para 1,75 em 15 anos. O IVS de pessoas que vivem em domicílios urbanos sem coleta de lixo também apresentou queda, passado de 12,39 em 2000 para 0,81 em 2015.

Em relação ao IVS de capital humano que apresenta um conjunto de indicadores que retratam aspectos sociais diversos de exclusão social, acesso aos serviços de saúde e educação, e situações de vulnerabilidade decorrentes de aspectos demográficos e familiares, o Estado também apresentou melhora significativa saindo de alta vulnerabilidade para baixa em 15 anos. A mortalidade de crianças até 1 anos no estado passou de 84,46 para 65,06 em 15 anos. A taxa de analfabetismo a partir dos 15 anos também caiu de 12,36 para 7,3.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE