O Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) iniciou as conversações para firmar um convênio com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um dos órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU), para elaboração de projetos voltados à prevenção da corrupção e à promoção da transparência.
O trabalho realizado pelo Pnud tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano através de projetos que contempla diversos assuntos como governança democrática e políticas sociais. Em 2014, o órgão foi líder do Índice de Transparência, de acordo com um ranking global que avaliou 68 agências vinculadas a ONU.
Para a secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, a possível parceria irá aprimorar os trabalhos de transparência e combate à corrupção que o Gabinete já está desenvolvendo. “Vamos apresentar as necessidades do Gabinete para o Pnud para que possamos desenvolver projetos juntos que contemple os planos, programas para o aprimoramento de políticas públicas de transparência do Estado”.
A coordenadora geral do Pnud Brasil, Maristela Baioni, disse que o órgão também trabalha com ações voltadas a transparência. Ela apresentou um dos trabalhos desenvolvidos na Secretaria de Saúde de São Paulo para o combate à corrupção.
“Para o combate à corrupção, trabalhamos de forma setorial, ou seja, fiscalizando desde quem está na ponta. Na secretaria de Saúde de São Paulo tivemos um trabalho em que detectamos que os desvios estavam nas pequenas coisas como alteração do quadro de horários dos médicos. São pequenos detalhes que vão mutuando e você acaba tendo um processo de corrupção maior”.