PUBLICIDADE

Estado e PNUD firmam parceria para desenvolvimento social

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques e o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, que também é representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assinaram um memorando para a implantação do programa em Mato Grosso. Por meio de experiências já adquiridas, o PNUD vai ajudar o Estado a superar desafios sociais e, até mesmo, no combate à corrupção. A assinatura foi, hoje, no Palácio Paiaguás.

O memorando, que será publicado no Diário Oficial do Estado, prevê atuação conjunta entre o Estado e o PNUD nos cinco eixos que compõem o plano de governo apresentado à população: viver bem; educar para transformar; cidades para viver – municípios sustentáveis; Estado participativo e empreendedor; e gestão eficiente, transparente e integrada.

“Nós fomos a Brasília e solicitamos auxílio do PNUD para que possa nos ajudar nos programas governamentais que nós temos. Tudo no sentido de concretizar políticas públicas e cumprir os compromissos que constam no programa de governo. Para o Governo de Mato Grosso esse trabalho é de extrema importância”, afirmou Pedro Taques.

Conforme o governador, o PNUD ajudará o Estado a desenvolver projetos em gestão de riscos de desastres, assistência social (incluindo ações voltadas para a juventude e usuários de drogas), fortalecimento da governança (transparência e combate à corrupção), eficiência energética, infraestrutura logística, habitação, saneamento, mobilidade, acessibilidade, gestão de ativos, educação, ciência e tecnologia. Esse trabalho conjunto também vai abastecer com dados o Observatório de Gestão, programa implantado pelo Estado, lembrou Taques.

Jorge Chediek afirmou que o PNUD poderá ajudar o Estado a desenvolver as políticas públicas elencadas no plano de governo por meio da experiência adquirida nos mais de 40 anos de existência do programa. “Nosso interesse, através dessa parceria, é trabalhar pelo desenvolvimento humano. Queremos ajudar a melhorar a qualidade de vida da população de forma sustentável, em um estado que tem um patrimônio natural extraordinário. Também ficamos impressionados com a capacidade técnica e o engajamento da equipe de secretários”.

Com a parceria, Mato Grosso também será inserido no banco de dados da agência para que as experiências desenvolvidas no estado possam ser levadas a outros lugares, afirmou Chediek.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE