quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Estado é condenado a realizar credenciamento de banco de sangue em Sinop

PUBLICIDADE

A Justiça julgou procedente ação civil pública proposta pelo Ministério Público e condenou o Estado a promover o credenciamento de um banco de sangue em Sinop ou região que preencha as condições técnicas necessárias para complementar os serviços da rede pública, no prazo máximo de 30 dias. O descumprimento da sentença implicará em pagamento de multa diária de R$ 50 mil, a ser suportada pelo secretário de Estado de Saúde.

Na ação, proposta contra o Estado, o promotor Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto destaca que a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue e Hemoderivados do município enfrenta sérios problemas no tocante a obtenção dos exames sorológicos e imunohematológicos nos hemocomponentes coletados devido aos “largos e frequentes atrasos do Hemocentro Coordenador de Cuiabá”.

No ano passado, devido a falta de sangue e hemoderivados, a cirurgia de um paciente neurológico grave, que já estava anestesiado para a realização do procedimento, teve que ser interrompida. Outras cirurgias eletivas realizadas pelo serviço público também foram paralisadas.

De acordo com o Ministério Público, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop é responsável pela distribuição de hemocomponentes para os principais hospitais públicos e privados da região. Ocorre que, desde maio de 2014, vem sendo registrados atrasos na realização dos exames.

“Entre as consequências da ineficiência na prestação do serviço, estão a perda dos concentrados de plaquetas, eis que o prazo máximo de validade são cinco dias e os testes de sorologia são liberados com lapso superior de 10 dias”, destacou o promotor de Justiça.

Conforme a Lei Complementar Estadual 180/2004, o Hemocentro Coordenador sediado em Cuiabá é composto por 17 Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) e 29 Agências Transfusionais. O Hemocentro da capital é o único centro de realização dos exames sorológicos e imunohematológicos de todo sangue coletado no Estado de Mato Grosso, com exceção dos exames de sorologia complementares (NAT) que são encaminhados para Campo Grande.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE