A Secretaria de Justiça e Segurança Pública está ampliando instalações das duas maiores unidades prisionais do Estado – as penitenciárias Central do Estado, em Cuiabá e da Mata Grande, em Rondonópolis. São mais de R$6 milhões nas obras cujos anexos estão em construção dentro do complexo das duas penitenciárias.
Serão mais de 700 vagas nas duas unidades, além de outras novas que irão surgir também em diferentes regiões de Mato Grosso com a entrega do Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra , prevista para este semestre ainda e a conclusão da obra do CDP de Pontes e Lacerda até o final de 2009.
Ontem, o secretário titular da Sejusp, Diógenes Curado Filho, vistoriou as obras do presídio Central do Estado junto com o diretor do Depen, Airton Michels e o secretário adjunto de Justiça, tenente-coronel Zaqueu Barbosa. “Queremos dar celeridade às obras em andamento para assegurarmos as mais de mil vagas ao sistema neste ano de 2009”, disse Diógenes.
Entre investimentos do Depen para Mato Grosso nos últimos meses está o recurso para construção de um presídio de jovens adultos que será erguido em Várzea Grande, com capacidade inicial para 421 vagas, e destinado a separar a faixa etária de 18 a 24 anos de presos mais velhos. O presídio terá um investimento de R$ 15 milhões dos governos federal e estadual e integra as ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).
Presídio feminino – Unidade prisional considerada a segunda melhor do país conforme relatório da CPI da Câmara Federal sobre o sistema prisional brasileiro, o presídio Ana Maria do Couto May recebeu elogios do diretor do Depen, Airton Michels, sobre a administração e as atividades que envolvem as reeducandas. Na unidade uma creche foi instalada equipada com parceria da AVOGAS para atender filhos das reeducandas. A unidade conta também com salas de aula arejadas, biblioteca, oficina de costura e artesanato, salão de beleza, além de uma cozinha aonde as reeducandas fazem salgados e bolos para encomendas.