PUBLICIDADE

Estado cria Fundo Penitenciário estadual

PUBLICIDADE

O Fundo Penitenciário do Estado de Mato Grosso (Funpen/MT) foi criado com o objetivo de proporcionar recursos, meios e condições para financiar e apoiar as atividades, projetos e programas para a modernização, humanização e aprimoramento do Sistema Penitenciário do Estado. O Funpen foi instituído pela Lei Complementar nº 489, de 4 de julho de 2013 e regulamentado por meio do Decreto nº 2.418.

Na última quinta-feira (10.07), o secretário de Justiça e Direitos Humanos Luiz Antonio Pôssas de Carvalho e o adjunto de Administração Penitenciária, cel. PM Clarindo Alves de Castro, apresentaram a lei e o decreto para membros do Tribunal de Justiça e juízes de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger. “Esta lei vai ser descentralizar a arrecadação e rediscutir o pacto federativo, de forma bem mais simples e didática”, disse o secretário. “É uma maneira de contribuir, arrecadar e aplicar os recursos de forma transparente”, completou.

Para o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues a lei será importante para melhorar o sistema penitenciário do Estado. “Ela faz com que os recursos do Fundo Penitenciário, que são remetidos ao fundo federal, permaneçam aqui. Então o Estado vai ter uma habilidade maior, de ser mais ágil e de resolver os problemas mais urgentes com este fundo”.

Vale destacar que as multas penais serão a principal fonte de recursos. Antes elas iam para o fundo nacional e agora podem ir para o fundo estadual, de acordo com o entendimento do juiz da sentença.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE