O governo estadual abriu licitação para contratar a empresa que fará a elaboração dos projetos para construção de uma cadeia pública em Alta Floresta. Os serviços estão estimados em pouco mais de R$ 1 milhão e serão viabilizados por meio de procedimento licitatório na modalidade tomada de preços.
O edital de licitação aponta que a cadeia será localizada no entroncamento da avenida América do Sul, com a estrada Vicinal 1º Norte. O terreno tem área de 41 mil metros quadrados. Já a área construída terá 5,7 mil metros quadrados. O projeto prevê ainda áreas para banho de sol e quadra esportiva.
As propostas das empresas serão recebidas no dia 17 deste mês. A partir da assinatura do contrato, o prazo para elaboração dos projetos, “seguindo as diretrizes básicas para arquitetura penal do Ministério da Justiça, será de 365 dias.
Em dezembro do ano passado, conforme Só Notícias já informou, a promotora Carina Sfredo Dalmolin cobrou, por meio de uma ação judicial, que foi deferida, a nomeação de novos agentes penitenciários para a cadeia pública de Alta Floresta, apontando que a situação da unidade era “extremamente grave” em razão da “superlotação carcerária” e falta de servidores. A cadeia tem capacidade para 65 detentos, porém, na época, tinha 214.
A cadeia de Alta Floresta recebe presos dos municípios de Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta, Nova Canaã do Norte, Carlinda e Nova Bandeirantes.