PUBLICIDADE

Esquema de segurança na eleição em MT terá atuação de 3,4 mil profissionais

PUBLICIDADE

Mais de 3,4 mil profissionais da Segurança Pública e 626 viaturas estarão empregados, no próximo domingo (5), quando mais de dois milhões de eleitores vão às urnas em Mato Grosso. O planejamento operacional e estratégico integrado da segurança para o pleito foi apresentado, hoje.

Toda a operação de segurança para as eleições serão acompanhadas pelos representantes de todas as forças da segurança e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) através do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), local onde estará instalado o Gabinete de Gestão Integrada Eleitoral.

A intenção, segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, é garantir todas as medidas de segurança necessárias para que as eleições aconteçam nos 141 municípios do Estado em conformidade com a legislação eleitoral. “Vamos utilizar da nossa grande estrutura do CICCR com apoio do Tribunal Regional Eleitoral que irá integrar nossa equipe da segurança para acompanhar, em tempo real, as informações que nos serão repassadas no dia das eleições”, disse, reforçando que a intenção é que a polícia seja coadjuvante nesse pleito eleitoral.

A Polícia Militar empregará 1.564 militares e 342 viaturas que estarão atuando exclusivamente na operação Eleição, no policiamento ostensivo nos locais de votação e apuração dos votos. O Corpo de Bombeiros irá atuar com 200 militares e 65 viaturas na prevenção contra incêndio, pânico e acidentes nos locais de votação.

A Polícia Judiciária Civil estará com 990 policiais empregados durante as eleições, sendo que 32 delegados, 17 escrivães e 64 investigadores serão deslocados de Cuiabá para reforçar as unidades do interior.

Entre as tecnologias que darão suporte às ações de segurança no dia do pleito estão: três aeronaves de asa fixa, duas aeronaves de asa rotativa e um Centro de Comando e Controle Móvel (CICCM), sendo que este último estará no local de apuração dos votos, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

Caberá à Polícia Federal com apoio do Exército Brasileiro a segurança dos locais de votação em áreas indígenas do Estado. Nos municípios onde houver delegacia de Polícia Federal a mesma exercerá as atividades de Polícia Judiciária. Todo o trabalho de Inteligência policial também está sendo coordenado pela Polícia Federal com apoio da Secretaria de Segurança Pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Condutor morre após carro capotar em rodovia de Mato Grosso

A Polícia Militar confirmou o acidente de trânsito envolvendo...

Homem que abusou da enteada por cinco anos em MT é condenado a 40 anos de cadeia

Denunciado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso,...

Primeira-dama confirma prorrogação de inscrições para Casamento Abençoado em MT

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, anunciou hoje...

Bombeiros retiram jiboia de unidade escolar em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros retirou hoje uma jiboia que...
PUBLICIDADE