Mato Grosso está no caminho certo no fomento ao turismo. A constatação foi feita por Caio Luiz de Carvalho durante palestra proferida na Feira Internacional de Turismo do Pantanal, ontem à noite. O palestrante, considerado um dos maiores experts na atividade turística no país, elogiou a condução das políticas públicas para o setor feita pelo Governo de Mato Grosso e destacou que a reedição da FIT Pantanal é um grande passo neste trabalho.
Ex-ministro do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), ex-secretário de Turismo de São Paulo e com diversos livros publicados sobre o tema, atualmente Caio Luiz de Carvalho é diretor geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Para o palestrante Mato Grosso tem cultura, belezas naturais, eventos e experiências. Ou seja, uma matéria-prima extraordinária para trabalhar o turismo.
“São inúmeros os pontos que fazem de Mato Grosso a bola da vez. Primeiro porque é o único Estado do país que concentra três ecossistemas (Pantanal, Cerrado e Amazônia), tem um agronegócio pujante, que reflete na economia. Além disso, o setor de serviços foi melhorado por conta da Copa do Mundo e se profissionalizou. A hotelaria mato-grossense não deixa nada a desejar para os grandes centros”, disse Carvalho.
Ainda de acordo com ele, o turismo precisa ser tratado como política de Estado, o que segundo ele, vem sendo feito pelo Governo de Mato Grosso. “O governador Pedro Taques disse na abertura da FIT Pantanal que Mato Grosso é um estado de transformação e realmente é. Tratar o turismo como política de estado e inseri-lo dentro da pasta de desenvolvimento econômico é uma ação que eu defendo, pois desta forma permite desenvolver ferramentas eficazes para executar ações eficazes. A solução que foi dada aqui foi técnica”, finalizou o palestrante.
O projeto de internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon também esteve em pauta. Segundo o especialista, isso permitirá que Mato Grosso se torne um destino turístico para mais de 18 milhões de turistas que vivem na região Oeste da América do Sul e que viajam regularmente.