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Escola em Várzea Grande recebe projeto no próximo mês

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A Escola Estadual José Leite, localizada no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, recebe a partir do dia 07 de março a primeira etapa do World Voice, projeto do British Council (Conselho Britânico) que será desenvolvido no estado pela primeira vez. O protocolo de intenções, assinado na semana passada entre o Conselho e o Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, Esporte e Lazer, garante a realização de um trabalho que fomenta a utilização da música em sala de aula e assegura, a crianças e jovens, a oportunidade de usar o canto como ferramenta de desenvolvimento humano.

Essa primeira fase do programa, que vai até o dia 11 de março, consiste em um workshop para crianças e professores, além de uma apresentação musical. A segunda etapa, de manutenção da metodologia World Voice para professores, será desenvolvida no segundo semestre deste ano.

“Acompanhei a implantação desse programa em São Paulo onde ele foi realizado no ano passado, como projeto piloto, de maneira muito bem sucedida. Houve um impacto bastante significativo nos alunos da rede pública”, observou o secretário de Cultura, Leandro Carvalho. “Espero que essa seja a primeira ação de uma parceria longeva e que a população de Mato Grosso possa se beneficiar do conhecimento, tecnologia e experiência que essa importante instituição mundial tem a nos oferecer”.

Entusiasmado com este primeiro grande projeto em Mato Grosso, o diretor do British Council Brasil, Eric Klug, disse que muitas escolas serão beneficiadas a partir deste grupo inicial. “Queremos discutir parcerias em outras áreas para que esses vínculos entre o Conselho Britânico e o Estado sejam estabelecidos em ações duradouras e fortes”.

Metodologia desenvolvida pelo British Council ao longo de muitos anos de trabalho em mais de 12 países, o World Voice oferece formação em música/canto a alunos de escolas públicas. Traz uma formação de efeito multiplicador que visa assegurar aos professores a oportunidade de usar o canto em sala de aula como uma opção para agregar valor e criatividade ao conteúdo programático tradicional.

O projeto envolve educadores e professores de canto altamente qualificados, com uma programação que inclui workshops, performance e a formação de multiplicadores na metodologia do World Voice. Os workshops são complementados pela mobilização de agentes e líderes locais, que ajudam no trabalho de reconhecimento do valor e do poder do canto como parte fundamental na educação.

O British Council estima que para cada professor treinado, potencialmente 30 crianças são beneficiadas e, para cada workshop com 30 professores, esse número chegue a 900 crianças.

O trabalho é feito em duas etapas. Na primeira acontece a formação de alunos e professores. Ao final é realizada uma apresentação dos alunos para a comunidade como demonstração dos resultados. A segunda fase consiste em workshops de manutenção para os professores que, por sua vez, se tornarão multiplicadores do programa, aptos a ensinar a metodologia para outros professores.

O projeto vem formando um “banco” de canções dos diversos países onde o World Voice acontece. Através desse material, os alunos também têm contato com outros idiomas e com uma ampla diversidade cultural. Além dos temas brasileiros são ensinadas canções de outros países que participam do programa, entre eles Índia, Senegal, Etiópia, Argentina, Chile e Inglaterra.

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