PUBLICIDADE

Escola em Alta Floresta reativa banda após receber novos instrumentos musicais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A escola estadual Vitória Furlani da Riva, localizada no município de Alta Floresta recebeu 28 instrumentos musicais que foram disponibilizados pela secretaria de Estado de Educação (Seduc) através do Projeto de Arte, Música e Comunicação (Educarte). Com os novos instrumentos, a unidade poderá viabilizar a formação de uma nova banda, desativada na década de 90.

A satisfação é tanta que o regente da banda municipal de Alta Floresta, Valmir Teixeira, esteve na escola para conferir os instrumentos e colaborar no início dos trabalhos, assim que o ano letivo for retomado. “A reativação da banda marcial escolar era um sonho que toda a comunidade escolar tinha. E esses instrumentos vieram justamente para alavancar essa nossa meta. A banda vai contribui para o senso de pertencimento do estudante junto prática do civismo, além da elevação do nome da escola junto a sociedade”, destaca o coordenador pedagógico da escola, Cristiano de Oliveira Azevedo.

No entendimento do coordenador, participar da banda pode potencializar as capacidades cognitivas do aluno contribuindo para a melhoria da aprendizagem.

O regente da banda municipal, com experiência de mais de 20 anos, ressalta que a música tem o poder de estimular os sentidos da pessoa, além de promover uma maior habilidade, compreensão de representação no que se refere a criação musical.

Ao trabalhar diversos instrumentos, evidencia as habilidades do estudante. “Além da questão de habilidade, concentração, temos a disciplina na hora de tocar o instrumento, e isso vai refletir na sala de aula, dentro de casa. A causadora de desses benefícios é a aprendizagem musical a participar. A escola está de parabéns ao retomar a banda”, disse Teixeira.

Os instrumentos musicais beneficiaram 52 escolas estaduais. Trata-se de uma parceria entre a Seduc e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). As entregas iniciaram em dezembro de 2019.

A banda marcial escolar faz parte do Projeto Educarte que enviou para as escolas contempladas informações para o desenvolvimento das aulas utilizando os instrumentos musicais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE