As equipes da empresa que administra a rodovia continuam trabalhando na BR-163 (trecho não duplicado), na ponte sobre o rio Arinos, entre Nova Mutum e Diamantino (202 quilômetros de Cuiabá) onde, ontem à tarde, três carretas, sendo uma Mercedes-Benz, com placas de Campo Grande (MS), e duas não identificadas, além de um Fiat Palio prata, placas de Sorriso, e uma van se envolveram em colisão e pegaram fogo. O tráfego foi interditado desde às 14h40, quando ocorreu a colisão e às 3h30 começou a ser liberado no sistema de “Para e Siga” até a conclusão dos trabalhos de limpeza e remoção das ferragens.
Como a rodovia ficou interditada, a concessionária colocou em prática um plano de contingência para evitar o longo congestionamento de veículos que se formou no local. A assessoria detalhou que a BR-163 foi sinalizada e um desvio foi feito pela MT-010 e BR-364 (trevo da Libra), que liga Diamantino, Nova Mutum e Campo Novo do Parecis.
Os motoristas das carretas (uma delas rodotrem caçamba com nove eixos) morreram carbonizados. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Sorriso onde serão identificados possivelmente por exames de DNA. Não há informações das cidades onde residiam.
O terceiro motorista da carreta, assim como dois ocupantes da van, saíram ilesos. Já duas pessoas que viajavam no automóvel foram socorridas e encaminhadas ao Hospital de Nova Mutum. A unidade médica não informou o atual estado de saúde deles.
A perita da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Aline Vieira Rodrigues explicou, ao Só Notícias, que dois bitrens seguiam no sentido a Diamantino, quando o que estava à frente “fez uma frenagem e o que estava logo atrás, teve que fazer uma conversão para não bater e invadiu a pista contrária, ainda assim atingiu um vagão e colidiu frontalmente com o terceiro bitrem que seguia sentido Diamantino – Nova Mutum. Provavelmente, os motoristas morreram com a colisão”.
Ela afirmou ainda que os outros “veículos que vinham logo atrás também colidiram, mas alguns conseguiram engatar marcha ré se salvando (do fogo). Populares ainda prestaram socorro, mas não conseguiram retirar os motoristas que estavam presos às ferragens”.
Com o impacto, a cabine do rodotrem chegou a se desprender do chassi. As carretas ficaram completamente destruídas, na pista, assim como um carro.