A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap), solicitou à Comissão Permanente de Processo Administrativo e Disciplinar que se dirija até a cadeia de Juína para averiguar a fuga de 15 reeducandos da unidade prisional ocorrida, ontem. Uma equipe da Superintendência de Cadeias também foi mobilizada e encaminhada até o município para acompanhar os trabalhos e analisar a possibilidade de transferência de reeducandos para outros presídios do Estado.
De acordo com o secretário adjunto de administração Penitenciária, tenente coronel Clarindo Alves de Castro, uma operação concentrada entre as Polícias Civil e Militar foi solicitada à Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), visando prender os fugitivos. O secretário ressalta que o esforço está alcançando êxito e seis reeducandos já foram recapturados, até hoje pela manhã.
As instalações da cadeia de Juína são antigas e frágeis e não comportam a demanda crescente do Sistema Prisional. Um Centro de Detenção Provisória encontra-se em fase final de construção no município e deverá ser concluído até dezembro de 2011. Em funcionamento, a unidade prisional ampliará em até 300 vagas a capacidade do Sistema Penitenciário na região.
Conforme o secretário, no período de 25 a 30 de setembro quatro tentativas de fugas foram abortadas nos presídios do Estado. As ocorrências foram registradas na Cadeia Pública de Cáceres, Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e Cadeia Pública de Barra do Bugres.
Coronel Castro ressalta o empenho dos policiais militares e agentes penitenciários nesse trabalho exitoso e lembra que os profissionais também foram os responsáveis pela recaptura de todos os fugitivos do Centro de Ressocialização de Sorriso, ocorrido no mesmo período.