A equipe cirúrgica do Hospital de Câncer de Mato Grosso realizou um procedimento de retirada de câncer de mama extremamente raro, que representa menos de 1% das neoplasias mamárias e é extremamente volumoso. A cirurgia foi realizada em uma mulher, de 29 anos, custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o médico mastologista e responsável pela reconstrução Mamária no HCanMT, Luís Fernando Correa Barros, o caso foi imediatamente identificado. “Ela passou por uma consulta em uma semana e na outra semana já pedimos para que ela fosse internada para a realização da cirurgia, uma vez que essa neoplasia não responde muito bem à quimioterapia”, afirma.
A cirurgia consistiu na retirada de toda a mama com pele em volta, deixando um defeito muito grande na parede torácica da paciente. No mesmo momento, com técnicas de reconstrução mamária com retalhos miocutâneos, constituído principalmente por pele e músculo, a equipe reconstruiu a parede torácica.
Além Luis Fernando, fazem parte da equipe de Cirurgia Oncológica, o médico Rafael Rodrigues Matos e de Cirurgia Geral Antônio Massayuki.