PUBLICIDADE

Equipe da UFMT apresenta projeto básico do Mirante de Chapada

PUBLICIDADE

Em reunião com a Justiça Federal em Cuiabá no início deste mês foi apresentada mais uma etapa do processo de recuperação do Mirante de Chapada dos Guimarães. Foram discutidos detalhes do projeto elaborado por professores de diversas áreas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que prevê recuperação ambiental do local, além da construção de um estacionamento e de uma passarela de visitação, entre outros. A reunião contou com a participação do secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e UFMT.

“Analisamos os apontamentos do projeto desenvolvido pela equipe técnica da Universidade e fazermos os ajustes finais para darmos celeridade a todo o processo que visa a recuperação do Mirante que é um ponto de atração turística importante para o estado”, explicou Nigro.

O projeto segue agora para aprovação da Sema e do ICMBio que devem analisar o conteúdo proposto em até 15 dias. Após essa primeira análise, caso o parecer seja positivo, será dado início ao projeto executivo que deverá ser feito em 90 dias. Com a aprovação do projeto poderá ser aberto o processo licitatório para a empresa que ficará responsável pelas obras.

Projeto

O trabalho tem por objetivo a identificação e a caracterização das ocorrências erosivas e dos movimentos de massa manifestados na área do Mirante de Chapada dos Guimarães, tendo em vista a concepção de medidas e obras voltadas ao controle preventivo e corretivo desses processos do meio físico, bem como, estabelecer diretrizes básicas ao projeto arquitetônico dos empreendimentos turísticos e de visitação a serem implantados. 

Entre as principais iniciativas propostas no projeto constam: Lombadas de terra para contenção de aguas pluviais; barramentos drenantes sucessivos de pedra canga rejuntada; recuperação da vegetação das áreas com solo exposto; cercamento de toda a área do mirante; barreira de contenção; barramentos de aterro na bacia de infltração; trilha suspensa; implantação de estacionamento para veículos; divisor de águas; ruptura de declividade; limite da área; implantação de guarita de vigilância.

Equipe técnica

Formado por professores da UFMT, o grupo responsável pela elaboração do projeto de recuperação do Mirante é composto por: geólogo Fernando Ximenes de Tavares Salomão; Mário de Castro, tecnológo em saneamento ambiental; Marcos Ducati Cambará, geólogo; Prof. Prudêncio R. Castro Jr., geólogo; engenheiros agrônomos João Ângelo Sguarezi e Laís Nunes de Campos e o desenhista Clodoelson Santa Cruz Xavier. 

Interdição do Mirante 

Em novembro de 2015, a Coordenadoria de Unidades de Conservação da Sema, em parceria com o ICMBio e a Secretaria de Obras da Chapada dos Guimarães, levantou barreiras físicas para interditar a entrada que dá acesso ao mirante, localizado na MT-251, sentindo Campo Verde, a 7,5 km da praça central da sede do município. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE