Uma equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira chegará na próxima segunda-feira para iniciar as analises dos Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPIs), Rotas de Navegação Área (Rnav) e liberação definitiva da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), no aeroporto municipal presidente João Batista Figueiredo.
De acordo com um dos representantes da União das Entidades de Sinop (Unesin), a aeronave do Geiv fará um sobrevoo de aproximação para concluir os trabalhos de homologação dos equipamentos. Após isso, a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo poderá auxiliará no controle do tráfego aéreo, serviço de informações de voos e demais atividades.
A prefeitura e Unesin (União das Entidades de Sinop) estão trabalhando, desde o início do ano, com apoio de uma empresa de consultoria para atender as exigências da Aeronáutica e reforçar a segurança e estrutura no aeroporto. Além dos equipamentos, a unidade também recebe melhorias na cerca operacional (ao redor da pista) de 5,2 mil metros, com investimentos de R$ 163 mil do governo estadual em materiais. É previsto aumento da pista de 1.600 para 2.300 para receber aeronaves maiores.