PUBLICIDADE

Equipe da Aeronáutica adia para quinta-feira voo teste no aeroporto de Sinop

PUBLICIDADE

O voo teste da equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), da Força Aérea Brasileira (FAB), foi adiado para a próxima quinta-feira. Segundo informações da assessoria da prefeitura, as equipes do Geiv e da FAB informaram que foi necessária uma revisão, por conta de problemas técnicos, na aeronave que viria para o munícipio. As analises dos Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPIs), Rotas de Navegação Área (Rnav) e liberação definitiva da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), no aeroporto municipal Presidente João Batista Figueiredo estavam previstas para ocorrer nesta hoje.

De acordo com a União das Entidades de Sinop (Unesin), a aeronave do Geiv fará um sobrevoo de aproximação para concluir os trabalhos de homologação dos equipamentos. Após isso, a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo poderá auxiliará no controle do tráfego aéreo, serviço de informações de voos e demais atividades.

A prefeitura e Unesin (União das Entidades de Sinop) estão trabalhando, desde o início do ano, com apoio de uma empresa de consultoria para atender as exigências da Aeronáutica e reforçar a segurança e estrutura no aeroporto. Além dos equipamentos, a unidade também recebe melhorias na cerca operacional (ao redor da pista) de 5,2 mil metros, com investimentos de R$ 163 mil do governo estadual em materiais. É previsto aumento da pista de 1.600 para 2.300 para receber aeronaves maiores.

Conforme Só Notícias já informou, a prefeita Rosana Martinelli (PR), viaja a Brasília, esta semana, onde irá participar da assinatura de um convênio que prevê recursos na ordem de R$ 8 milhões para obras no aeroporto municipal. Os recursos são do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, e serão destinados para obras de melhorias na pista de pouso e no pátio.

Além da assinatura do convênio, também será realizada esta semana em Brasília uma reunião entre a secretária Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que seja dada entrada no processo de certificação operacional IFR (voos por instrumentos).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE