Após visita técnica à Alemanha, no último dia 17 de janeiro, os oficiais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso apresentaram ao governador Blairo Maggi, hoje, a confirmação da empresa alemã Iveco Magirus em entregar os novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros no dia 08 de abril, data de aniversário da capital mato-grossense.
O comandante geral, coronel Bombeiro Militar Arilton Azevedo Ferreira, revelou que, segundo estatísticas da Liga dos Bombeiros do Brasil (Ligabom), a aquisição dos novos equipamentos lista Mato Grosso no quarto lugar em poder operacional. “Estamos no Centro-Oeste com o maior poder operacional, superior à Campo Grande, Goiânia e Tocantins juntas”, comemorou o coronel.
Com um investimento total de R$ 13,6 milhões, o Governo do Estado adquiriu da empresa alemã 13 novas viaturas, duas escadas Magirus 57 metros (mecânica), cinco Auto Bomba Tanque com capacidade para 5 mil litros de água e seis Auto Busca e Salvamento Leve para 1.000L para pequenos incêndios e salvamentos específicos. De acordo com o comandante, essas escadas são as maiores fabricadas no mundo.
Os novos equipamentos renovam a frota do CB/MT principalmente na Baixada Cuiabana sendo extensivo aos municípios pólos, fazendo o remanejamento das viaturas existentes hoje para o combate e salvamentos para outras cidades. A corporação terá a partir de então condições de atender até cinco eventos (acidentes automobilísticos com vítimas) simultaneamente. Poder operacional comparado às grandes capitais dos Estados do Sudeste.