O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Nilson de Alencar, fez duras criticas ao festival gastrônomo ‘Food Truck Na Estrada’. O encontro gastronômico inicia esta noite e termina no domingo (16). Serão pelo menos 15 caminhões de alimentação reunidos no estacionamento da praça das Fontes. “Não podemos defender este tipo de evento na nossa cidade. Não foi convidado ninguém do comércio local para participar. Temos que defender nossa bandeira como comerciantes. Somos favoráveis em fazer um festival gastronômico. O que não pode é fazer sem avisar e de uma hora para a outra".
De acordo com o presidente, o festival prejudicará o comércio local. “Lanchonetes e pizzarias empregam mais de mil funcionários. Prejudicará muito nosso comércio. Como ficará este pessoal nestes dias. Não temos nada contra, mas estamos defendendo nossos comerciantes locais. Podemos fazer um festival com as entidades locais e beneficentes. Não precisa vir alguém de fora para fazer isso. Simplesmente fica muito difícil no momento em que estamos passando, com o comércio tendo que pagar alvará, licença ambiental e vigilância sanitária com preço absurdo que está em Sorriso”, disse Alencar, ao Só Notícias.
A organizadora do festival, Michele Velho, rebateu as criticas e apontou que o evento promove a cultura gastronômica de outras regiões do país, movimenta o comércio local e promove empregos temporários. “Fizemos o protocolo da forma que trabalhamos. Os ‘food trucks’ da cidade são convidados para participarem do festival sem custo algum. Este é um dos benefícios. Compramos 80% dos produtos vendidos na feira no município. Carne, bebida, hortifrúti e outros itens são comprados na cidade. Além disso, 50% da mão-de-obra é de moradores do município. Em cada food truck trabalham duas pessoas. Os demais são contratados. São vários os benefícios para cidade. Comprovamos no final do festival que os custos para fazer os alimentos foram comprados no comércio local. Todo final de festival entregamos um relatório de quantas pessoas trabalharam temporariamente. Nosso objetivo é promover essa ideia inovadora e convidamos os comerciantes locais para divulgarem seus produtos”.
O mesmo festival ocorrerá em Sinop entre os dias 20 e 23, no estacionamento da catedral Sagrado Coração de Jesus, no centro.