PUBLICIDADE

Entidade quer elevar comarca de Sinop e presidente de tribunal espera estudos

PUBLICIDADE

A direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subsede de Sinop esteve reunida com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, pedindo a elevação da comarca sinopense de Terceira Entrância para Entrância Especial. O presidente Felipe Guerra disse que o município tem todos os requisitos necessários para sua elevação e que aguarda apenas posicionamento positivo do tribunal. Se Sinop for elevada para entrância especial, como defendem juízes, advogados e demais lideranças, serão designados mais dois magistrados, totalizando 12.

“Já nos reunimos com o tribunal algumas vezes e apresentamos toda documentação contendo informações que comprovem ser possível a elevação da comarca. Ressalto que se o pedido for acatado, a advocacia, magistratura e sociedade serão beneficiadas e, mais que isso, mostrará a todos que vossa excelência deixará um legado para Sinop”.

Não é a primeira vez que Perri recebe uma comissão pedindo a elevação da comarca. Em todas as vezes que foi questionado sobre o assunto, ele garantiu que gostaria de realizar o procedimento, porém, é necessário estudos para comprovar o preenchimento dos requisitos necessários. “A Comarca de Sinop não precisa de mais varas e sou simpático pela elevação. Já determinei à minha equipe que realize os estudos necessários para comprovar o preenchimento dos requisitos e vou aguardar o resultado para analisar o pedido”.

As ações ajuizadas no fórum da Comarca de Sinop (que também engloba Santa Carmem) cresceu 38% em um ano. Em 2013, havia 42,7 mil e agora são 59,2 mil ações para serem sentenciadas, nas dez varas. A vara de fazenda pública é que maior quantidade, 18,8 mil. O segundo maior volume está na 3ª vara criminal, que trata das execuções penais, com 7.302. Na 5ª vara, onde tramitam processos relacionados a casos familiares, são 6.493.

Em entrevista anterior, ao Só Notícias, o juiz e diretor do fórum, Clovis Teixeira de Mello, considerou "gigantesco" o crescimento.  "O volume que tramita é um dos maiores da história de Sinop e do Estado. 38,5% é muita coisa. A estrutura da comarca também precisa crescer para sustentar o volume de demanda. Precisamos criar novas varas, trazer mais juízes e imediatamente, construir novo fórum", defendeu.

A sede atual tem três mil metros quadrados com área de 2,5 mil metros para estacionamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Promotoria aciona fazendeiro acusado de maus tratos a 2 mil cabeças de gado em MT

A Promotoria de Justiça de Sapezal (480 quilômetros de...

Instituto do Pantanal abre concurso em Mato Grosso com salários de até R$ 13 mil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou...

Escolas buscam soluções para regular o uso de celular pelos alunos

Caixas para guardar celulares e perda de pontos em...
PUBLICIDADE