PUBLICIDADE

Entidade quer elevar comarca de Sinop e presidente de tribunal espera estudos

PUBLICIDADE

A direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subsede de Sinop esteve reunida com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, pedindo a elevação da comarca sinopense de Terceira Entrância para Entrância Especial. O presidente Felipe Guerra disse que o município tem todos os requisitos necessários para sua elevação e que aguarda apenas posicionamento positivo do tribunal. Se Sinop for elevada para entrância especial, como defendem juízes, advogados e demais lideranças, serão designados mais dois magistrados, totalizando 12.

“Já nos reunimos com o tribunal algumas vezes e apresentamos toda documentação contendo informações que comprovem ser possível a elevação da comarca. Ressalto que se o pedido for acatado, a advocacia, magistratura e sociedade serão beneficiadas e, mais que isso, mostrará a todos que vossa excelência deixará um legado para Sinop”.

Não é a primeira vez que Perri recebe uma comissão pedindo a elevação da comarca. Em todas as vezes que foi questionado sobre o assunto, ele garantiu que gostaria de realizar o procedimento, porém, é necessário estudos para comprovar o preenchimento dos requisitos necessários. “A Comarca de Sinop não precisa de mais varas e sou simpático pela elevação. Já determinei à minha equipe que realize os estudos necessários para comprovar o preenchimento dos requisitos e vou aguardar o resultado para analisar o pedido”.

As ações ajuizadas no fórum da Comarca de Sinop (que também engloba Santa Carmem) cresceu 38% em um ano. Em 2013, havia 42,7 mil e agora são 59,2 mil ações para serem sentenciadas, nas dez varas. A vara de fazenda pública é que maior quantidade, 18,8 mil. O segundo maior volume está na 3ª vara criminal, que trata das execuções penais, com 7.302. Na 5ª vara, onde tramitam processos relacionados a casos familiares, são 6.493.

Em entrevista anterior, ao Só Notícias, o juiz e diretor do fórum, Clovis Teixeira de Mello, considerou "gigantesco" o crescimento.  "O volume que tramita é um dos maiores da história de Sinop e do Estado. 38,5% é muita coisa. A estrutura da comarca também precisa crescer para sustentar o volume de demanda. Precisamos criar novas varas, trazer mais juízes e imediatamente, construir novo fórum", defendeu.

A sede atual tem três mil metros quadrados com área de 2,5 mil metros para estacionamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta terça

Termina nesta terça-feira o prazo para os estudantes interessados...

Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no concurso unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços...

Dois em Nova Mutum são presos com mais de 100 porções de droga

A Cavalaria da Polícia Militar prendeu em flagrante os...

Governo de MT paga amanhã salário de servidores e injeta mais de R$ 600 milhões

O governo de Mato Grosso informou que, nesta terça-feira,...
PUBLICIDADE