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Energia elétrica lidera ranking de reclamações do Procon em Mato Grosso

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O Procon Estadual registrou 3.365 atendimentos no mês passado. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.758 registros, enquanto que pela nova ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 607 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” segue em primeiro lugar em número de registros, com 1.309 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 573 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 366 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, 244 reclamações.

Com 491 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 128 procedimentos para a categoria “Banco comercial”, 121 para “Cartão de Crédito” e 72 para “Financeira”.

Já o setor “Produtos” está em terceiro lugar no ranking com 480 atendimentos, sendo 86 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 43 para “Eletroeletrônico Importado” e 39 procedimentos para “Combustível Automotivo” (Gasolina, Álcool, Diesel, Gás).

A área de “Serviços Privados” registrou 348 atendimentos, ficando com quarta posição no ranking. Destes, foram 146 reclamações para a categoria “TV por Assinatura”, 31 para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 28 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).

O quinto lugar está com o setor “Alimentos”, que registrou 57 reclamações, sendo 10 para “Bolachas, Biscoitos e Petiscos”, nove para “Supermercados” (pães e outros produtos feitos na panificadora do supermercado, verduras, frutas, etc), e seis para “Bebidas alcoólicas”. O setor “Saúde” ocupa o sexto lugar com 39 reclamações. Na última posição está “Habitação”, com 34 registros.

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 607 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 360 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 108 reclamações; em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 83 registros; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 20 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 14 reclamações, seguido de “Transportes”, que apresentou seis registros e ocupa o sexto lugar. Na sétima posição estão as áreas “Demais Serviços” e “Água, Energia e Gás”, que ficaram empatadas, com cinco reclamações cada. A plataforma também registrou três reclamações para a área “Turismo/Viagens”. As áreas “Alimentos”, “Educação”, “Habitação”, “Saúde” e “Transportes” não tiveram nenhuma reclamação no mês de julho.

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