O Procon Estadual registrou 4.074 reclamações sobre serviços no mês passado. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na ferramenta de atendimento online, o www.consumidor.gov.br. O Sindec registrou 2.907 atendimentos, sendo que o setor de “Serviços Essenciais” ocupa o primeiro lugar, com 1.487 em reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 689 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 376 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, 292 reclamações.
Com 463 reclamações, o setor “Produtos” ficou em segundo lugar, registrando 91 procedimentos para a categoria “Telefone” (convencional, celular, interfone), 50 para “Internet” e 47 para “Eletroeletrônico Importado”. Já o setor “Assuntos Financeiros” está em terceiro lugar no ranking com 454 atendimentos, sendo 136 para a categoria “Banco Comercial”, 86 para “Cartão de Crédito” e 69 procedimentos para “Financeira”.
A área de “Serviços Privados” registrou 374 atendimentos, ocupando a quarta posição no ranking. Destes, foram 155 reclamações para a categoria “TV por Assinatura”, 43 para “Informática” e 30 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).
O quinto lugar ficou com o setor “Alimentos”, que registrou 58 reclamações, sendo nove para “Leite e derivados”, seis para “Refrigerantes” e seis para “Supermercado”, que ficaram empatadas. O setor “Habitação” ocupa o sexto lugar com 41 reclamações. Na última posição está “Saúde”, com 30 registros.
Já por meio da plataforma www.consumidor.gov.br foram registradas 1.167 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 758 registros. Em segundo lugar estão os “Produtos de Telefonia e Informática”, com 227 reclamações; em terceiro lugar “Serviços Financeiros”, com 127 registros; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 23 atendimentos.
O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 18 reclamações, seguido de “Transportes”, que apresentou seis registros e ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com quatro reclamações. A plataforma também registrou duas reclamações para a área “Água, Energia e Gás”, enquanto que as categorias “Turismo/Viagens” e “Educação” tiveram uma reclamação cada.