O Procon Estadual divulgou, hoje, que 2.880 consumidores foram buscas soluções para problemas com empresas públicas e privadas que comercializam serviços e produtos. Houve 2.128 registros presenciais e mais 752 pela ferramenta de atendimento online. O setor serviços essenciais segue em primeiro lugar, com 1.076 reclamações. Liderando o setor está, novamente, a energia elétrica, com 397 queixas, seguida de água e esgoto, com 391. A telefonia celular foi alvo de 199 reclamações.
Com 348, o setor assuntos financeiros ocupa a segunda posição, registrando 131 procedimentos para a categoria banco comercial, 91 para cartão de crédito e 33 para cartão de loja.
A área produtos ocupa o terceiro lugar, com 311 atendimentos: 54 reclamações para telefone (convencional, celular, interfone), 23 para aquecedor/ventilador/ar-condicionado/circulador de ar e 19 para geladeira e freezer.
No setor serviços privados, houve 281 cobranças. 114 procedimentos são para a categoria tv por assinatura, 29 para escola (pré, 1º, 2º graus e superior e 23 para os setores cursos livres e estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria), que ficaram empatados.
Em quinto, está o setor saúde, que registrou 53 reclamações: 16 na categoria plano de saúde regulamentado, 12 para farmácia/drograria e 10 para convênio de assistência médica/odontológica. O setor habitação ocupa o sexto lugar com 31 reclamações. Na última posição está a categoria alimentos, como 28 registros.