Teve início, hoje, em Palmas (TO), com um encontro técnico, o Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal. O evento reuniu, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), profissionais de várias áreas da gestão dos recursos naturais dos estados que integram o bioma amazônico. Os trabalhos tiveram início com a apresentação da atual situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Plano de Ação para Proteção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM) no Tocantins e demais estados.
O diretor substituto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Allan Kardec, apresentou os benefícios e facilidades que projetos em desenvolvimento trarão para os estados e municípios especialmente na implementação e gestão do CAR.
"Estamos estruturando o sistema do CAR e agora, no próximo dia 30 de agosto, teremos uma versão final com todos os ajustes previsto pelo Código Florestal. No final de setembro a intenção da união é ter um sistema para os estados. Esse sistema será oferecido para aqueles que ainda não tem condições de operar com seus próprios recursos técnicos, operacionais e financeiros", explicou.
A ideia do Governo Federal é disponibilizar, criando uma chave, um banco de dados para cada Estado, caso não tenha servidores, eles serão adquiridos gerando recursos para a customização do sistema e assim adaptar o programa às necessidades de regularização ambiental de cada território. "Vamos apoiar os estados nesse processo", resumiu Allan.
Nessa primeira reunião estiveram presentes cerca de 40 técnicos. No período da tarde foram discutidas questões ligadas aos planos setoriais e à agenda de educação ambiental nos diferentes estados.
ABERTURA
A solenidade de abertura oficial do Fórum será nesta quinta-feira (19), a partir das 8h30, no auditório do Palácio Araguaia. Além da presença dos representantes dos estados da Amazônia Legal, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de autoridades do Tocantins, está prevista a presença do governador do Estado, José Wilson Siqueira.
Até o encerramento do Fórum serão realizados quatro encontros. No encerramento do evento haverá um dia de campo na Fazenda Ecológica.