O primeiro encontro regional para debater o aleitamento materno e alimentação complementar saudável será no dia 23 de agosto, em Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop). A ação faz parte da campanha ‘Agosto Dourado’ e deve reunir vários profissionais da área da saúde das cidades Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte, na câmara de vereadores das 7h30 às 17h.
Serão realizadas palestras com temas sobre amamentação é a base da vida, alimentação complementar saudável, estratégia amamenta e alimenta Brasil, roda de conversa para discutir os avanços e desafios da implementação.
De acordo com os especialistas, o leite materno é o único alimento rico o suficiente para nutrir o bebê por, no mínimo, 6 meses de vida. Ele tem tudo que é necessário para sua saúde da criança, inclusive água. Seus nutrientes garantem uma boa nutrição para a criança durante os 2 primeiros anos de vida.
Por ter grande ação imunológica, protege a criança de infecções respiratórias, diarreia, alergias e outras doenças. A longo prazo, o leite materno está associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças como colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade.