PUBLICIDADE

Encontro encerra mês de enfrentamento a exploração sexual de crianças

PUBLICIDADE

A programação alusiva ao mês de combate às violações sexuais contra o público infanto-juvenil será encerrada na terça-feira (31) com o Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e será realizado das 8h às 12h, no Fórum de Cuiabá.

“Essa será uma oportunidade única para discutirmos com nossos parceiros dessa luta contra a violência sexual da criança e do adolescente, sobre as ferramentas e formas que podemos trabalhar para coibir as violações de direitos”, afirmou a secretária adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira.

Representantes da rede sócio assistencial de Mato Grosso participam da programação, que às 08h, seguida do debate “Percepções sobre a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado”.

Erivã Velasco, professora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) é uma das integrantes da mesa de debate. “Nós reuniremos pessoas qualificadas para tratar da temática e debater amplamente o cenário que estamos vivendo, com relação a exploração sexual de crianças e adolescentes no nosso Estado. Esperamos sair de lá com novas ideias e pensamentos para trabalhar”.

Em 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, 8 anos, foi sequestrada, violentada e assassinada. Seus agressores nunca foram punidos. O fato mobilizou a sociedade e foi a partir daí que se instituiu 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Para combater o abuso e violências contra crianças e adolescentes, a Setas e o Cedca realizam de forma contínua diversas ações de combate às violações. Entre elas, a Campanha de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual, realizada ao longo de todo o mês para fortalecer as políticas públicas executoras da temática. Foram dez frentes de trabalho, entre audiências, caminhadas, encontros e capacitações.

“A campanha foi realizada ao longo do mês, mas é essencial lembrarmos que durante o ano todo a Setas trabalha em prol dessa temática. São várias ações realizadas em busca da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes”, reforçou a secretária adjunta.

Como exemplo, ela citou o aplicativo de denúncias de violações aos direitos da criança e adolescente S.O.S. Infância, elaborado em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti). O dispositivo será lançado em junho para auxiliar no combate a esses crimes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE