Hoje é o último dia do “ primeiro encontro das Agendas 21 locais do Norte do Mato Grosso; território portal da amazônia”. Estão reunidos, na câmara, representantes de 9 municípios, estudantes, professores, presidentes de bairros e profissionais que trabalham nas diversas áreas relacionadas ao meio ambiente.
Durante a manhã os participantes formaram grupos de trabalho para identificar e avaliar os pontos positivos e negativos dos projetos Agenda 21 dos municípios, que foram apresentados no dia 25.
Para o secretário de Agricultura do município de Terra Nova do Norte, Lorival Lindner, as informações obtidas no encontro servirão como base para a continuidade dos trabalhos relacionados a Agenda 21 da cidade e auxiliarão ainda nas ações para o desenvolvimento do Eco-turismo na região.
“Nós queremos trabalhar as belezas naturais da nossa cidade, porém queremos preservá-las e mantê-las do jeito que estão. E a Agenda 21 auxilia também em situações como essa, em como se trabalhar com o meio ambiente de forma sustentável” disse.
Outro ponto muito discutido foi como se “mobilizar a sociedade” para participação no projeto Agenda 21. Marcelândia e Sinop estão entre as cidades que obtiveram os resultados mais positivos em se tratando de trazer a sociedade para conhecer e participar do projeto. “São ações de mobilização que serão repetidas em nosso município” frisou Lindner.
A partir das 14h30 os participantes irão conhecer o Sistema de Acompanhamento de Agendas 21 Locais do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e em seguida será instituída a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais do Norte de Mato Grosso, com histórico de criação, ações, atribuições e estrutura.