As empresas Grupo Paludo e AC Henriques, de Sinop, receberam, em Curitiba, o troféu Prêmio Referência, concedido pela revista Referência, da Jota Editora. Associadas ao Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte) elas foram escolhidas por desenvolverem a atividade econômica com a manutenção da floresta em pé, através do Manejo Florestal Sustentável.
O principal objetivo da premiação é avaliar as empresas do setor florestal que mais se destacaram em quesitos como aplicação financeira, sustentabilidade, inovação e pesquisa. O prêmio, que completa sua vigésima edição, contemplou 20 representantes do setor que mais se destacaram este ano. Foram avaliados três fatores para a seleção – indicação, pesquisa entre leitores e avaliação dessas informações pelo time interno.
O diretor comercial da Jota Editora, Fábio Machado, destacou o relevante trabalho que o setor de base florestal de Sinop e do Mato Grosso, tem realizado em relação ao desenvolvimento do manejo florestal sustentável.
Para Tatiana Paludo Ferrari, do Grupo Paludo, o prêmio representa o reconhecimento do esforço da família e de todos os envolvidos, desde colaboradores, funcionários e clientes, sendo destaque pelo equilíbrio entre produzir e preservar, através do Manejo Florestal Sustentável.
Para o empresário Antônio Carlos Henriques Luis, da empresa AC Henriques, acredita que a premiação é a consolidação de quase três décadas de trabalho sendo reconhecida por processar e manufaturar madeira nacional de alto padrão, de maneira sustentável, garantindo a floresta em pé.
De acordo com o presidente do Sindusmad, Wilson José Volkweis, quando uma empresa é premiada, todo o setor é reconhecido. “São empresas que trabalham de forma correta, com produção de qualidade e que se destacaram dentro da sociedade como um todo. Para o setor é fundamental receber este prêmio, pois trabalhamos dentro da legalidade e da sustentabilidade. Além disso, são pessoas engajadas para fazer o melhor para suas indústrias. Saber que empresas associadas ao Sindusmad receberam este prêmio, para o setor é motivo de orgulho”, concluiu, através da assessoria do sindicato.