Equipes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Procon e da prefeitura devem realizar este mês uma vistoria em empresas que ainda apresentam pendências nas exigências de segurança, em Sinop. A confirmação foi feita pelo comandante dos bombeiros, major Átila Wanderley da Silva.
Segundo ele, cerca de 70% das empresas já se regularizaram e se adequaram as normas de segurança exigidas pela corporação. “Algumas delas já foram notificadas e nós demos prazo até dezembro para se regularizarem”, acrescentou. O major explica que o laudo de vistoria da corporação, que identifica as irregularidades e o cumprimento das normas de segurança, é exigido de todas as empresas na solicitação ou renovação do alvará de funcionamento junto a prefeitura.
Caso os estabelecimentos estejam irregulares na prefeitura também ficarão com pendências na corporação. Empresas de diversos segmentos serão vistoriadas. Entre os equipamentos de segurança exigidos em estabelecimentos comerciais estão extintores e sinalização de emergência.
Empresas com área construída acima de 750 metros quadrados e revendedoras de produtos de risco, como postos de combustível e revendedoras de gás, também devem apresentar o projeto de Prevenção contra Incêndio e Pânico, exigido pelo decreto 857/84, do Corpo de Bombeiros.
No ano passado, a fiscalização in loco atingiu cerca de 96% das empresas direcionadas ao turismo em Sinop, como hotéis, restaurates, entre outros. Em aproximadamente 80% dos estabelecimentos foram encontradas irregularidades. As principais foram alvarás de funcionamento vencidos e falta de equipamentos de segurança e combate à incêndio.