Empresários estão confiantes que a economia de Sinop voltará a crescer no segundo semestre. Segundo pesquisa encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), houve aumento no Índice de Confiança Empresarial (ICE) que, pela primeira vez nos últimos cinco meses, superou os 110 pontos chegou a 114. A ferramenta mostra que o otimismo, neste momento, é maior que o pessimismo.
O ICE é uma média do Índice Atual da Economia (IAE) e Índice de Expectativa Futura (IEE). Ambos também subiram em julho, conforme a pesquisa. Segundo o relatório, 20% estão mais otimistas com o momento atual da economia, em relação ao mês anterior. Sobre a expectativa futura, houve aumento de 15,74%.
Entre os itens que compõem o IAE, houve alta em vendas (12,38%), adimplência (5,17%), segmento empresarial (20%) e investimentos (73,17%) e economia de Sinop (33,33%). Dos itens que compõe o índice de expectativa futura, houve houve quedas nos itens adimplência (-16,95%) e investimentos (-13,08%). Em contrapartida, houve alta nos itens vendas (20,77%), segmento empresarial (19,53%), contratações (68,52%) e economia de Sinop (32,71%).
Conforme Só Notícias já informou, uma pesquisa complementar mostrou que os empresários sinopenses estão confiantes em uma melhora na economia no segundo semestre. Segundo o levantamento, 64% dos entrevistados acreditam em uma boa perspectiva de negócios nos próximos meses. Para 34%, o segundo semestre será pior. Em 2015, 51% estavam com perspectiva negativam, enquanto que 49% acreditavam em piora.
Os empresários também foram questionados sobre o tempo que consideram necessário para que a crise econômica seja superada. Para 37% serão pelo menos dois anos de instabilidade. 32% acreditam que a crise “passará” em até três anos e 19% acredita que será um tempo ainda maior. Outros 12% creem que em menos de um ano, o país voltará a ter crescimento econômico.
Foram ouvidos 185 empresários, entre os dias 1 e 10 deste mês. Ambas pesquisas foram aplicadas por economistas e estudantes do Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).