Os 42.340 mil exames laboratoriais serão realizados em moradores de Sorriso, além dos distritos de Primavera, Boa Esperança do Norte e Caravágio. A previsão é que sejam atendidos pacientes nas situações de urgência e emergência. A definição da licitação, na modalidade pregão presencial, será no próximo dia 16, e o valor de investimento previsto é superior a R$ 525,5 mil.
Ao todo, são 21 tipos de procedimentos, dentre eles análise de caracteres físicos, elementos e sedimentos da urina (6 mil serão contratados), d-dimero (150), determinação de tempo de tromboplastina parcial ativada (500), determinação de tempo e atividade de protrombina (500), dosagem de albumina serica (80), dosagem de amilase (250), dosagem de bilirrubina total e frações (80) e dosagem de creatina (2,7 mil).
Ainda estão inclusos 11 mil hemogramas completos, e 150 de gasometria arterial. Já outros de dosagem são de creatinofosfoquinase (1,5 mil), de creatinofosfoquinase fração MB (1,5 mil), de gonadotrofina coriônica humana (380), de lipase (150), de potássio (1,5 mil), de proteína C reativa (5 mil), de sódio (1,5 mil), de transaminase glutâmico oxalacética (1,2 mi), transaminase glutâmico pirúvica (1,2 mil), de troponina (2,5 mil), e de ureia (4,5 mil).
A prefeitura destacou que a contratação será voltada para atender pacientes na Unidade de Pronto Atendimento, “visando o serviço de apoio diagnóstico para urgências/emergências”. O certame também tem como objetivo prestar serviço de apoio diagnóstico para enfrentamento ao Covid-19.
O valor previsto de investimento foi alcançado com base em cotações em empresas especializadas nos serviços, bem como em consulta no sistema de banco de preços, como por exemplo, o radar do Tribunal de Contas de Mato Grosso.
O serviço deverá ser executado somente quando solicitado exclusivamente por médico da UPA e autorizado pela equipe de enfermagem. A coleta dos exames, identificação e acondicionamento adequado serão realizados diretamente unidade pela equipe técnica da secretaria municipal de Saúde. No entanto, é responsabilidade da empresa a retirada das amostras em até 30 minutos após aviso.
A ata de registro de preços terá vigência de 12 meses, contados a partir da assinatura.