A América Latina Logística Malha Norte (ALL) implantou, sábado (20), um sistema de controle de gerenciamento de cargas que registra e informa para cada cliente a previsão de descarga do produto, para que filas de caminhões não se formem na BR-364, em Alto Araguaia. A decisão foi tomada após a empresa ter sido acionada pela Justiça. A intervenção judicial se fez necessária em virtude das filas quilométricas que estavam sendo formadas no local impedindo a passagem de outros veículos e revoltando caminhoneiros e motoristas de carros que chegavam a ficar horas e até dias na rodovia.
Conforme a decisão do juiz Carlos Augusto Ferrari, da 1ª Vara da Comarca de Alto Araguaia, as filas vinham causado prejuízos para a cidade, além de comprometer a segurança de quem circula pela região. Em caso de descumprimento, a empresa teria que pagar multa diária de R$ 5 mil e ainda R$ 320 mil por cada quilômetro de congestionamento provocado na BR-364, caso não solucionasse parcial ou totalmente o problema da área externa do terminal em Alto Araguaia num prazo de 15 dias.
De acordo com a empresa, o novo sistema tem como plataforma a internet possibilitando ao cliente acessar e fazer as marcações dos caminhões com as respectivas notas fiscais a serem enviadas naquele período. Caso tente emitir acima do previsto, a programação é bloqueada. O gerente de Terminais da ALL em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Ivandro Paim, explica que primeiro, a ALL libera as senhas dos caminhões por cliente. "Este, por sua vez, agenda a chegada de caminhões inserindo as Notas Fiscais (NF"s) no novo sistema da companhia e após aferição, para detectar se o veículo está cadastrado, é que o libera para descarga", disse por meio da assessoria.
O sistema pretende evitar originação acima do liberado e programado em contrato com as tradings, evitando trancamento e congestionamentos na BR-364. "Através do sistema, cada cliente poderá acessar sua conta usando um login e senhas exclusivas que serão projetadas todos os dias. Ao acessar o CAALL e inserir a data referência, mercadoria e terminal, o sistema informa o número de senhas disponíveis. Cada trading que opera no terminal terá número de senhas para distribuir aos caminhoneiros que devem descarregar. Quando chegar a capacidade limite de recebimento de carga do dia, a ALL vai encerrar e avisar cada trading. Caso o caminhão não esteja cadastrado no novo sistema, passará por um processo de triagem". O trabalho será feito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na portaria da planta da Agrenco, a 4 km da BR-364.