O programa Voe MT do governo do Estado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) continua fomentando o segmento da aviação em Mato Grosso. Primavera do Leste (244 km de Cuiabá) passa a contar com voos, inicialmente nas segundas, quartas e sextas para Cuiabá, com duração de 50 minutos. Com saída da capital às 6h e chegada em Primavera 6h50 e volta das 7h10, chegada às 8h.
Os valores das passagens no site da empresa variam a partir de R$ 300 e a capacidade da aeronave é para nove pessoas.
“Um dos custos mais elevados que temos é com o combustível, mas com o programa do governo podemos ter uma isenção de 84% sobre a base de cálculo do ICMS na compra do querosene de aviação, isso tem nos permitido voar mais longe, e hoje operamos em nove cidades”, pontuou o diretor comercial da empresa, Fabiano Oliveira.
Além de Cuiabá, a empresa possui voos sendo executados em Juara, Juína, Tangará da Serra, Confresa, Água Boa, Lucas do Rio Verde, São Félix do Araguaia e Primavera do Leste. A meta, conforme o executivo, é ampliar a malha aérea da companhia contemplando todo o interior em cerca de dois anos.
“Para que a gente consiga oficializar uma nova linha área dentro do Estado, é preciso que a prefeitura, os empresários e a comunidade se unam em prol do objetivo, porque precisamos fazer adequações nos terminais de pouso e decolagens, precisamos confirmar o interesse na rota e perceber a demanda real para fechar negócio”, contou Oliveira.
O Secretário da Sedec, Leopoldo Mendonça, destaca os pontos positivos do programa. “Quem mais vem se beneficiando com o Voe MT é o interior, pois muitos municípios passaram a contar com operações aéreas e isso vem se refletindo na economia e no desenvolvimento das regiões, porque quando o acesso é facilitado, todos ganham, o Estado, a empresa de aviação e a comunidade, o turismo de lazer e de negócios”.
Entre os integrantes do voo inaugural realizado, hoje, estiveram presentes executivos, empresários e gestores públicos que fizeram o trajeto Cuiabá-Primavera.
De acordo com a assessoria da Sedec, o Voe MT faz parte da estratégia do governo do Estado em fomentar o turismo e transformá-lo em um dos principais pilares do desenvolvimento econômico do estado.
Pelo Voe MT, as companhias aéreas podem obter redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para compra de querosene de aviação. A redução é progressiva, de 20% a 84%. Atualmente, as companhias aéreas pagam uma alíquota de 25% na compra do combustível. O querosene de aviação representa mais de 40% nos custos de operação de uma empresa aérea.