Equipes do departamento de Vigilância Sanitária de Lucas do Rio Verde realizaram ação de fiscalização para cumprimento das medidas para combate e prevenção do Coronavírus. Uma empresa foi multada em R$ 864,5 (50 UFLs), pois estava aberta às 22h40 (o decreto permite funcionamento até às 22h). Já o toque de recolher é entre às 23h e 05h. Os trabalhos foram, na última terça-feira à noite.
Outros quatro estabelecimentos comerciais foram notificados, quanto ao cumprimento das determinações. Além dos agentes do departamento da secretaria de Saúde, também estiveram juntos na ação equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Também foi incluída uma nova determinação sobre a fiscalização do cumprimento das medidas. Além da aplicação da multa já prevista, a fiscalização poderá determinar o fechamento do comércio pelo prazo de 3 a 10 dias e, em caso de reincidência, o fechamento será de 10 dias de forma imediata.
“Foi o primeiro dia de fiscalização com o decreto mais restrito e, mesmo assim, muita gente não estava sabendo. Daremos continuidade ao trabalho de fiscalização ainda mais rígido para que os benefícios sejam colhidos pela população”, explicou o coordenador da Vigilância, Hélio Fernando.
Conforme o decreto, as demais medidas, como controle de fluxo de entrada e saída, distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, disponibilizar álcool 70%, uso obrigatório de máscara, procedimentos de higienização frequentes, e limitação de 50% da capacidade máxima do local, seguem mantidas.
Fernando ressaltou ainda que, durante o dia, a Vigilância continua com os trabalhos, verificando os alvarás dos estabelecimentos da cidade. “Continuamos com os outros trabalhos normalmente, por isso é importante que os comércios mantenham regular o alvará de funcionamento”, explicou.