O diretor da Colonizadora Sinop, Enio Pipino Sobrinho, assinou, esta manhã, termo de doação do PAPI (Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação, em português), sistema de ajuda visual para os pilotos, que será instalado no aeroporto minicipal presidente João Figueiredo. As caixas de luzes foram compradas de uma empresa por aproximadamente R$ 460 mil, valor pago pelo grupo.
Os equipamentos de iluminação serão instalados nas laterais da pista do aeroporto e ajudarão os pilotos a saber se as aeronaves estão em altitudes corretas para aterrissagem. O proprietário do sistema deverá estar em Sinop, na próxima semana para formalizar o negocio. Em seguida, um projeto solicitando o recebimento será encaminhado à câmara. A previsão é que o equipamento comece a operar até agosto.
Em troca da aquisição, a prefeitura firmou uma parceria com a colonizadora, para asfaltamento da avenida Maringá, no setor Industrial, próximo à Universidade Federal de Mato Grosso. A empresa ficará responsável pela drenagem da via, enquanto que a prefeitura entrará com a pavimentação asfáltica.
O aeroporto sinopense ainda não tem os principais equipamentos para 'operar por instrumentos' auxiliando pilotos em poucos e decolagens quando o tempo não está bom e houver adversidades. A instalação foi prometida pela prefeitura e era esperada para o ano passado, mas até agora, não saiu do papel. Também são esperados os investimentos prometidos, de aproximadamente R4 100 milhões, e o aeroporto ter novo terminal de embarque, desembarque, a instalação de mais equipamentos, melhorias na pista, construção de estacionamento.
Enio Pipino Sobrinho esteve reunido, hoje, com o prefeito Juarez Costa, lideranças políticas e de entidades. Foi anunciada a entrega da escritura da área de 3,7 mil metros quadrados para construir o novo quartel do Corpo de Bombeiros. O projeto foi aprovado na câmara, ano passado, e estipula que o Estado deverá desobstruir, em até dois anos, uma parcela da avenida da Integração, hoje ocupada pela sede dos militares.
O novo batalhão será equipado com uma academia completa de 200 metros quadrados, sendo que os materiais e equipamentos já foram entregues pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Entretanto, com a atual falta de espaço, a academia só poderá ser instalada na sede nova. Ainda não há previsão para início das obras. O antigo batalhão foi construído em 1998, no Setor Industrial Sul.