A prefeitura inicia um ajuste operacional, a partir deste sábado, para melhorar o sistema de transporte coletivo da capital. Entrarão em circulação 32 ônibus seminovos que substituirão veículos da empresa Expresso Norte Sul, uma das três concessionárias que atuam na cidade.
A troca de parte dos veículos foi uma das exigências, após vistoria realizada na frota dos ônibus que circulam em Cuiabá. A vistoria feita pela prefeitura, divulgada em julho, reprovou em 100% dos veículos da empresa por não atender especificações previstas no contrato, dentre elas, a idade dos ônibus. “Para melhorar o sistema do transporte coletivo será realizado um ajuste operacional e o usuário não será prejudicado. É uma medida em caráter emergencial, até que um novo edital para o transporte público seja publicado até o fim do ano”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
Os 32 ônibus que entram em circulação foram fabricados entre 2010 e 2012. A frota atual que circula na capital é de 372 ônibus. São 103 ônibus operados pela Norte Sul, 192 pela Pantanal Transportes e 77 pela Integração Transportes.
A última licitação realizada na capital para o transporte público foi em 2002, com início da operação em 2003. Naquela época, o número mensal de usuários transportados mensalmente era de 5,4 milhões. Atualmente, esse número subiu para 6,9 milhões, com número médio de 230 mil passageiros transportados diariamente.
“É outra realidade, com mais passageiros transportados e uma exigência maior. Estas medidas, com a entrada de 32 ônibus seminovos e em melhores condições, visam melhorar o sistema de transporte como um tudo, independentemente de qual empresa esteja operando determinada linha. E esta operacionalização será executada a partir de um trabalho técnico feito pela prefeitura”.