Uma empresa de Fortaleza venceu a licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), teve a proposta homologada e já começou a montar a estrutura para iniciar as obras de restauração e reforço estrutural da ponte sobre o Rio Peixoto de Azevedo, localizada no km 1.031 da BR-163, no limite entre os municípios de Peixoto e Matupá (200 quilômetros de Sinop). Consta no documento do governo Federal que serão investidos mais de R$ 2,5 milhões.
O engenheiro civil e patologista de concreto da empreiteira, Pádua Rodrigues Júnior, detalhou, em entrevista, ao Só Notícias, que as obras devem ser concluídas em até cinco meses. “Esse contrato foi feito em setembro do ano passado, mas foi firmado em abril deste ano. A gente iria começar em maio, mas teve uma parada por conta do nível do rio e estava cobrindo a estrutura que precisa de reparo”.
Júnior explicou ainda que a ponte teve um recalque em uma das fundações. “Criando um desnível de 10 centímetros que não provoca situação de colapsos. Para as obras de recuperação não será necessária interdição do tráfego. Agora, após concluir isso também vamos aproveitar para fazer recuperação de asfalto. Nesta etapa, aí será necessária operação em para e siga por conta da aplicação asfáltica na pista”.
O reforço estrutural da ponte também tem como objetivo adequá-la ao intenso tráfego de veículos pesados na região. Além de absorver o trânsito urbano entre as duas cidades, a ponte é essencial para a rota rumo aos portos do Arco Norte do país. Esse trecho chega a receber mais de 2 mil carretas por dia nos momentos de pico, enquanto a média diária é de 800 a mil carretas
A BR-163 é a principal rodovia federal que liga o Nortão a Cuiabá e também aos portos em Miritituba e Santarém (PA) para escoamento da produção agrícola.